Foi uma noite e tanto no Kennedy Center Honors! Não apenas pela introdução de Sir Barry Gibb, com seu característico falsete, na turma de 2023, mas também pela presença de Dionne Warwick, Queen Latifah, a aclamada soprano Renée Fleming e Billy Crystal. Na sua 46ª edição, a celebração honorária tem evoluído de um evento sóbrio para um espetáculo de entretenimento em grande escala, condizente com a mais alta honraria do país para realizações artísticas.
O evento deste ano, realizada no domingo, 3 de dezembro, contou com a presença do presidente Joe Biden, a primeira-dama Jill Biden e uma série de celebridades influentes. A anfitriã e homenageada de 2017, Gloria Estefan, estava lá, além de Michael Bublé, Dove Cameron, Ariana DeBose, Robert De Niro, Missy Elliott, Cynthia Erivo, Whoopi Goldberg, Gladys Knight, Rita Moreno e Meg Ryan.
Gibb, aos 77 anos, é um dos compositores mais prolíficos da história, co-escrevendo centenas de canções com os irmãos Robin e Maurice, formando a máquina de sucessos dos Bee Gees. Ele escreveu a faixa-título do filme “Grease”, interpretada por Frankie Valli, e em parceria com os Bee Gees, o sucesso crossover de 1983 “Islands in the Stream”, levado ao topo da Billboard Hot 100 por Dolly Parton e Kenny Rogers.
“É muito emocionante; há algo acontecendo no ar e você simplesmente sente isso“, disse Barry Gibb sobre a presença dos falecidos irmãos durante o evento. Além disso, o pré-show envolvente incluiu Michael Bublé, que descreveu como Gibb ajudou sua carreira há 20 anos. “Eu estava trabalhando com o produtor David Foster, e David disse: ‘Não temos calor, precisamos de um dueto.’ Não importa para quem enviamos ‘How Can You Mend a Broken Heart’, não conseguimos alguém para fazer um dueto“. Foster deu a versão de Bublé da música para Gibb, “e dois dias depois, meu primeiro dueto foi com Barry Gibb e os Bee Gees, e isso mudou minha vida“, acrescentou Bublé.
Bublé cantou a faixa durante o tributo a Gibb, que também incluiu uma versão convincente de “Lonely Days” de Little Big Town, colaboradora de Gibb no álbum de 2021 “Greenfields: The Gibb Brothers Songbook, Vol. 1”; uma versão apropriadamente teatral de “Nights on Broadway” de Ben Platt; e um medley com infusão de disco com DeBose acompanhado ao piano por Chloe Flower, encerrando a noite com um redemoinho de confetes.
O filho de Gibb, Stephen Gibb, prestou uma homenagem sincera: “Meu pai de alguma forma foi dotado de uma habilidade sobrenatural e focada no coração de se expressar na música, o que lhe permitiu se conectar com pessoas em um nível tão massivo“.
Queen Latifah, a primeira rapper feminina a receber honras, foi homenageada por Rita Moreno e Kerry Washington, diante de um cenário de ícones do rap e hip-hop apresentando um medley que incluiu “UNITY” e “Ladies First”. Latifah compartilhou com a Billboard que estava vivenciando uma experiência única antes do evento. “É uma loucura estar aqui sozinha esta noite”, disse ela. “Me sinto muito honrada. Estou muito, muito humilde. Ser homenageada no mesmo ano do 50º aniversário do hip-hop? Cereja do bolo”.
The Bee Gees’ Barry Gibb has written more hit songs than almost anyone. The last surviving Bee Gee left his aural imprint on six decades of popular music. By Karen Heller
“All I had was my imagination,” said Kennedy Center Honoree Barry Gibb, pictured in Miami Beach this fall. “I emptied my mind and allowed it to come in.” (Marvin Joseph/The Washington Post)
MIAMI BEACH, FL – OCTOBER 25: 2023 Kennedy Center Honoree Barry Gibb in Miami Beach, FL on October 25, 2023. (Photo by Marvin Joseph/The Washington Post)
MIAMI BEACH —
Understand that the music was everywhere, icing turntables, electrifying strobe-lit clubs, flooding the radio dial when radio was everything, commanding valuable real estate in our brains, an earworm with an indelible disco beat.
“Saturday Night Fever,” the double album including other artists but dominated by the Bee Gees, wasn’t merely the soundtrack to that movie with those lush three-part harmonies, all those hit singles: “Stayin’ Alive,” “How Deep Is Your Love,” “Night Fever,” “More Than a Woman.” It was the soundtrack to the late-1970s, six consecutive No. 1 hits equaling the Beatles’ record, five simultaneous songs in the top 10, two years boogieing atop the charts, 25 million copies sold before the decade’s close.
The leonine-locked Bee Gees, in second-skin slacks and navel-slashing shirts, became a prime example of the law of celebrity gravity: Anyone that big will be taken down, polyestered casualties in the war on disco. To the brothers, the moment was so personal, sustained and painful that it was referred to as “The Backlash.”
This fall, Barry Gibb, 77, sat in his ducal South Florida home sipping microwaved sake from a souvenir coffee mug. “If you have too much success, people are not happy with you,” he said without a tinge of sadness, more as a statement of fact. In a lengthy afternoon interview, Gibb was relaxed, candid and prone to humility, possibly due to the Australian aversion to bragging — the “tall poppy syndrome,” which stipulates that anyone too boastful will be sliced down to size.
Style November 27, 2023 at 6:00 a.m. EST
But respect has a tendency to return with age. Sir Barry since 2018, Gibb is among this year’s Kennedy Center Honors recipients, the eldest and last of the English-born, Australian-raised Gibb brothers, the contributor of that haunting vibrato and the principal architect of their singular sound. Twins Maurice and Robin died, respectively, in 2003 and 2012.
It’s reductive and wrong to view the Bee Gees in solely a “Fever” state, though the album tends to loom over everything like a massive disco ball. It’s even proved lifesaving: “Stayin’ Alive” is among the songs whose beats match the rhythm for performing hands-on CPR.
But disco only encompasses one of the group’s iterations. “We were just inclined to work in different styles,” Gibb said. The brothers, and Barry in particular, produced three sustained acts of extraordinary musical creativity beginning as teenagers in the early-1960s.
A performer since age 9 who quit school five years later, Gibb seized the cultural moment, becoming one of the most successful songwriters of all time, with 220 million albums in sales, according to Guinness, second only to Paul McCartney.
“We didn’t really have a category. If we enjoyed something, we wrote it,” Gibb said, whose most recent album, “Greenfields: The Gibb Brothers’ Songbook Vol. 1” (2021), features a constellation of country and Americana greats singing with him. His name and artistry are laminated on almost every Bee Gees’ gem, including the wrenching “How Can You Mend a Broken Heart,” immortalized by Al Green, and “To Love Somebody,” covered by Nina Simone, Janis Joplin (at Woodstock) and, well, everyone. “There’s a light/A certain kind of light/That never shone on me.”
An inspired guitarist, Gibb became the master of moving on. “We’ve got to be able to have success with other artists because that’s what the future is for us,” he told Maurice and Robin after the “Fever” fallout when they weren’t getting radio play. “We couldn’t be teenage idols all our lives. That wasn’t going to work.”
Barry, did you enjoy being a teen idol, selling out venues packed with adoring teenage girls? “Oh, yeah. Are you kidding?” he sighed.
“You’re selling golden eggs and you know he’s the goose,” said Bee Gees producer Albhy Galuten by phone. “It was obvious that he was the leader of the group in about five minutes in terms of his actions and songwriting skills,” said album engineer Karl Richardson in a separate phone interview.
Gibb, Galuten and Richardson are credited with creating the “Saturday Night Fever” sound. “He was always courteous, never raised his voice,” Richardson said, even when conditions were challenging — and the French chateau (Elton John’s “Honky Château”) where they began working on “Fever” was “a nightmare,” he recalled. “The recording studio was horrible.”
As for songwriting, Gibb equates it to “a barrel full of thoughts. I would just jiggle around and look for another title,” he said. Melody first, then the beat, finally lyrics tailored to the sound, in that order. “All I had was my imagination. I emptied my mind and allowed it to come in.”
It’s estimated that Gibb wrote or co-wrote more than 1,000 songs, though he’s never kept count. Why bother when you’ve delivered dozens of golden eggs?
“Grease?” Gibb. “To Love Somebody?” Check. “Guilty?” Guilty. “Islands in the Stream,” “How Can You Mend a Broken Heart,” “Nights on Broadway,” “I Just Want to Be Your Everything,” the last for younger brother and teen heartthrob Andy who died in 1988 at age 30. Yes, yes, yes, yes.
“My dream was to get people I admire to sing our songs,” Gibb said. He didn’t have to ask twice. Gibb displayed a particular talent for writing for women. Name a diva, she came courting: Dionne (“Heartbreaker”), Diana (“Chain Reaction”), Barbra (“Guilty,” “Woman in Love”), Dolly (“Islands in the Stream,” with Kenny Rogers) and Celine (“Immortality”).
Fellow Kennedy Center Honors recipient Dionne Warwick initially balked at “Heartbreaker,” which spent five months on the charts. “I didn’t feel it was my kind of song. It didn’t feel good to me. I was sort of bullied by both Barry and [record producer Clive Davis]. I relented,” she said by phone. “He did it very softly, and in a very gentlemanly manner.”
Barbra Streisand, famed for her desire for control — “Usually when I’m recording, I’m 100 percent hands-on,” she noted in an email — surrendered. “The easiest album I’ve ever made and, to my surprise, it was also one of the most commercially successful ones I’ve ever had,” she wrote. “Guilty” and “Woman in Love” also spent five months on the charts, Gibb responsible for two of her five greatest hits.
“Barry could not only resonate with Barbra but empathize and connect with her,” Galuten recalled. “He knew it viscerally. He was an emotional empath. He could intuit what would move singers emotionally.” In the studio, “he doesn’t like to confront people, but he doesn’t give in.”
In another regard, it didn’t matter who interpreted Gibb’s work. “From many of the backing vocals, it’s so clearly a Bee Gees song. There’s no question who wrote ‘Islands in the Stream.’ It’s cut from that cloth,” said engineer John Merchant, who worked with Gibb frequently.
He compared “Fever” to an illustrious work in a museum, akin to the “Mona Lisa,” and “in that same building are all these other wonderful works of art that you breeze right by them. It distracts from the other work that in some ways is more interesting.”
Gibb sits in the massive house “Fever” bought. It’s where he raised five children (four sons, one daughter, like his birth family) with his wife Linda, Miss Edinburgh 1967. They met in the grooviest Sixties London way imaginable at the BBC’s “Top of the Pops,” where Linda was a presenter. “I was supposed to go on to compete in Miss Scotland but he happened,” she said. Maurice and Robin long lived nearby on the same street, creating a South Florida Gibbsian enclave.
Each room is outsize, ornate, bursting with bibelots. The dining room, punctuated with plastic gating for the dogs, appears unused since the mid-1980s.
Gibb recently broke a toe, hence he hobbles around in socks — yet he won’t use the house elevator. He spends much of his time lounging in his man cavern, the once-formal living room lined with guitars, piled with books, and the adjacent, alleged sun room that admits not a ray of natural light.
The gazillion-dollar Biscayne Bay view, the very reason nascent nabobs dream of someday residing here, is perpetually blocked by drawn papal-red drapes, the easier for Gibb to spend his days watching YouTube music videos.
His office is plastered floor-to-ceiling with framed gold and platinum albums, but he ran out of wall space. There are numerous Grammys, including Grammy Legend and Lifetime Achievement awards, as well as other honors of all sorts, many stacked on the floor. His desk, once owned by Bing Crosby, is crowned with a trio of gladiator masks from the Ridley Scott epic.
“Reminds me of me and my brothers,” Gibb said, clad in athleisure wear and a baseball cap. “We had incredible moments mixed with crises, arguments. Just what brothers do.” In 1969, the group briefly disbanded when Robin wanted to perform on his own.
Barry Gibb grew up in hard circumstances after World War II, the son of a bandleader and a mother who worked multiple jobs. They moved to sunny Australia during the government’s postwar immigration drive to increase population. It was there that Gibb and the twins started performing and writing songs.
Hugh Gibb was stingy with praise. “He was non-demonstrative and he was aggressive,” Gibb said. “If we did a great show, our father would say ‘Great audience.’ He would never say to us, ‘Great show.’ In other words, don’t get too used to it.”
Gibb can seem uncomfortable about his wealth, even thrifty, the residue of growing up with so little and despite his business savvy and success in controlling the publishing gold mine. “He’s led a rather unpublic life for someone this successful,” said his eldest son, Stephen, a musician. “He doesn’t want to buy into all the hype. I think he worries it will affect his ability to continue.”
The brothers’ initial success in the United Kingdom was stunning, defying probability and logic, worthy of a biopic. One is in the works with Graham King, who produced “Bohemian Rhapsody” about the band Queen. Gibb wrote a song for the movie, his first in years, while penning a memoir.
Who should play young Barry? Gibb said, “I don’t know but he better be pretty.”
On this subject there is no debate: Barry was very pretty, the bee’s knees of the Bee Gees.
MIAMI BEACH, FL – OCTOBER 25: 2023 Kennedy Center Honoree Barry Gibb in Miami Beach, FL on October 25, 2023. (Photo by Marvin Joseph/The Washington Post)
On Feb. 7, 1967, the Gibbs returned to their native England after traveling five weeks by sea from Australia, their home of nine years. The first record Barry heard was the Beatles’ 45 “Strawberry Fields Forever” with “Penny Lane” on the B side. Seismic: “I remember thinking, ‘Oh, my God, we might as well go back.’ How can you compete with that?”
“Grease?” Gibb. “To Love Somebody?” Check. “Guilty?” Guilty. “Islands in the Stream,” “How Can You Mend a Broken Heart,” “Nights on Broadway,” “I Just Want to Be Your Everything,” the last for younger brother and teen heartthrob Andy who died in 1988 at age 30. Yes, yes, yes, yes.
A little more than two weeks later, the Bee Gees met and signed with Robert Stigwood, a showman of the P.T. Barnum variety. They went into the studio the following month. Their first London concert appearance occurred at the end of March. By May, they had their first British hit, “New York Mining Disaster 1941.”
In July, the brothers released their first international album, “Bee Gees’ 1st.” In 1967 and 1968, the group recorded the classics, “I’ve Gotta Get a Message to You,” “To Love Somebody,” “Words” and “Massachusetts.”
“We made three albums in the space of a year,” Gibb said. “Once you got momentum, you had to keep going.”
The hits kept coming. Stigwood was as given to flattery as Hugh Gibb: “After about five hits, I said, ‘Have we made it?’ And Stigwood said, ‘I’ll tell you when you have made it.’ And he never did.”
Gibb deployed his now-famous falsetto on 1975’s “Nights on Broadway.” Record producer Arif Mardin suggested he try it as “cherry on the cake.” Though the tremulous effect was parodied by Jimmy Fallon and Justin Timberlake on “Saturday Night Live” — a good sport, Gibb joined them once — singing that high “feels and always felt really powerful,” he said.
Said Galuten, “He had so much control with his voice. He could hit anything. He was always in tune. His meter was incredible.”
Gibb was capable of composing in the studio, in the dark, on the fly, with kids and cartoons blaring in the background, in a matter of hours and with merely a prompt. The songs for “Saturday Night Fever” were created without seeing a script or reading the original magazine story that served as its basis.
In 1978, Gibb’s phone rang. Stigwood needed a song for a movie he was producing, a hit song because that’s what Gibb delivers. There’s no script. There’s barely an idea. In the beginning, there was only the word, and the word was “Grease.”
“Well, how do you write a song called ‘Grease?’” Gibb recalled. “The only way to do it is as a slogan”: Grease is the word/It’s got a groove, it’s got a meaning/Grease is the time, is the place, is the motion/Grease is the way we are feeling.
He was at home, watching the kids. “I watched my father write that song in real time, pick up a guitar while I’m watching Bugs Bunny,” his son, Stephen, recalled. His father wrote it in an afternoon. “It’s like he’s an antenna. He knows that one frequency where all those things hang out.”
For years, Gibb didn’t comprehend how the mid-1970s lean years before their triumph on the dance floor, followed by the backlash to its triumph, would get him to this point: the Rock and Roll Hall of Fame in 1997 with his brothers, and now the Kennedy Center Honors long after they’re gone.
“But I’ve come to terms with that because I don’t think you can be successful if you don’t fail,” he said. You wait it out. The crowds come back. “Greatest night of my life,” Gibb said of performing in the 2017 “Legends” slot at the Glastonbury Festival, a 75-minute set in front of more than 100,000 people.
As he told his brothers, “If you’re just a group and you make records, you’re not going to survive. You’ll have your time, and then you’re done.” Even if you’re huge, even if you’re the Bee Gees. We couldn’t be teenage idols all our lives. That wasn’t going to work.” — Barry Gibb “Build a reputation as songwriters,” he advised. “And you can live forever if you do that right.”
The Kennedy Center Honors will be broadcast Dec. 27 at 9 p.m. on CBS and stream on Paramount Plus.
“Bee Gees 1st” é o terceiro álbum de estúdio do grupo Bee Gees, e sua primeira gravação internacional completa depois de dois álbuns distribuídos apenas na Austrália e na Nova Zelândia. Bee Gees First foi o álbum de estreia do grupo para a gravadora Polydor do Reino Unido e para a gravadora Atco dos EUA. Bee Gees 1st foi lançado em 14 de julho 1967 no Reino Unido. Em 9 de agosto entrou nas paradas do Reino Unido; nesse mesmo dia, o álbum foi lançado nos EUA e entrou nas paradas americanas em 26 de agosto
Refletindo o estilo inicial do grupo, foi um álbum pop psicodélico. A capa do álbum foi desenhada por Klaus Voormann, que já havia feito a capa de Revolver dos Beatles, entre outros. Em 2006, a Reprise Records (gravadora irmã da Atco sob o Warner Music Group) relançou o álbum com mixagens estéreo e mono em um disco e um disco bônus de músicas inéditas e tomadas alternativas.
As sessões de gravação começaram em 7 de março, não muito depois do retorno dos Gibb Brothers à Inglaterra, partes orquestrais foram então adicionadas a muitas das músicas. A maioria foi arranjada por Bill Shepherd (que pelos próximos seis anos atuaria como arranjador e maestro dos Bee Gees no estúdio e em turnê); quatro foram feitos por Phil Dennys.
Barry Gibb comentou sobre o processo de gravação: “Nós enlouquecemos o produtor e os técnicos. Não tinhamos nada pronto. Nós sentamos e pensamos em um assunto, então escrevemos uma música na hora. Fizemos todo o LP assim. É realmente a única maneira que podemos trabalhar, espontaneamente de improviso.”
Esse álbum não foi lançado no Brasil na época, somente nos anos 80 pela RSO.
Na coleção:
LP Atco Americano
LP RSO reedição brasileira anos 80.
CD Made in USA
CD duplo (parte do Box Reprise – cópia 3853/10000) USA
Cassete Nacional RSO
Compacto Simples Made in Germany.
Autor: Antonio Molitor
Fonte: Bee Gees – The Facebook Group Brazil – Post Público
E lá se foram 25 anos do lançamento do álbum Still Waters!
Foi lançado em 10 de março de 1997 no Reino Unido e 6 de maio nos EUA;
As primeiras demos foram gravadas em julho de 1995, mas o álbum só foi finalizado no 2° semestre de 1996, tendo sido um dos álbuns dos Bee Gees com maior tempo de concepção;
O álbum teve 3 singles: Alone (fev/97), I Could Not Love You More (jun/97) e Still Waters (Run Deep) (out/97);
É o álbum de maior sucesso dos Bee Gees desde 1979, vendeu mais de 5 milhões de cópias mundialmente; atingiu a posição #2 no Reino Unido e #11 nos EUA;
O single Alone foi o maior sucesso dos Bee Gees na década de 90, entrando no top 10 das tabelas de 14 países;
Incorpora elementos de R&B, pop contemporâneo, pop rock e new jack swing, estilo popular na música na década de 90;
Foi lançado em meio a uma nova onda de popularidade dos Bee Gees, caracterizada por uma sequência de homenagens, prêmios e documentários celebrando seus 30 anos de sucesso internacional;
É reconhecido entre grande parte dos fãs como um dos melhores álbuns da carreira dos Bee Gees;
Alguns destaques do álbum, além dos singles: Closer Than Close, clássico lead de Maurice e digna de single; Obsessions, produzida por ninguém menos que Arif Mardin (Mr. Natural, Main Course e E.S.P); e With My Eyes Closed, um excelente R&B ao melhor estilo anos 90.
Foi relançado em 2006 com 2 excelentes faixas bônus: Rings Around The Moon e Love Never Dies, gravadas em 1994 para o álbum engavetado Love Songs.
Autor: Gilberto Bonatto N.
Fonte: Bee Gees – The Facebook Group Brazil – Post Público
Hoje, 19/01, completam-se 49 anos do lançamento de Life In a Tin Can, o curioso ‘álbum country’ dos Bee Gees. Gravado em Los Angeles, numa tentativa de fugir do som que vinham fazendo até então, foi um fracasso de vendas e de crítica. Os próprios irmãos contam em documentários e entrevistas que essa foi a época das “vacas magras” para o grupo, onde quase caíram no esquecimento e falência.
Foi o primeiro álbum produzido inteiramente pelos próprios Bee Gees, e o primeiro álbum lançado sob o selo RSO, além de ser o 2° mais curto da discografia, com 32 minutos de duração. Foi lançado no Reino unido apenas em março/73.
Mesmo com o fracasso, nos trouxe algumas das melhores canções criadas pelos Bee Gees nessa época, como a experimental Saw a New Morning (lead single que curiosamente foi #1 em Hong Kong), a bela Method To My Madness, e as peças country While I Play e Come Home Johnny Bridie.
Link para ouvir o álbum no Spotify
Autor: Gilberto Bonatto N.
Fonte: Bee Gees – The Facebook Group Brazil – Post Público
A queda do sucesso comercial dos Bee Gees, esteve diretamente ligada à mudança de atitudes em relação à música disco à medida que os anos 80 se aproximavam. Até os próprios membros da banda estavam pensando onde o futuro poderiam os levar.
“Havia um medo enorme de que tivéssemos caído na mesmice, e eu senti fortemente com Living Eyes que era hora de mudar”, disse o produtor Albhy Galuten em uma entrevista para o livro ‘Tales of the Brothers Gibb’, de 2000. “Quando começamos a trabalhar [no que se tornou o 16º álbum dos Bee Gees], não estava sendo divertido e lembro-me de sentar com meus amigos na época e dizer: ‘Não está funcionando e acho que vou deixá-los. ’”
Parte da falta de clima no estúdio pode ter iniciado com a inexistência de coletividade e entendimento entre os irmãos, como grupo: todos os três contribuíram para projetos fora dos Bee Gees no início dos anos 80 (como o grande sucesso Guilty, com Barbra Streisand) e a reunião para a produção do próximo álbum, teve seus problemas.
Com a maioria das estações de rádio se recusando a tocar as músicas dos Bee Gees, em meio ao movimento anti-disco, era hora de uma nova abordagem.
O tão popular falsete de Barry Gibb, que dominou os vocais nas principais músicas do grupo no final dos anos 70, já não era mais um recurso de sucesso e uma mudança no estilo provocaria uma mudança também ao microfone.
“Meu Deus, cada single com falsete que estávamos lançando era um monstro de sucesso; e isso nos forçava a dizer que não era hora de mudar. E isso nos impediu, na época, de dizer ‘Bem, é a vez do Robin cantar os vocais principais”, lembrou Barry em ‘Tales of the Brothers Gibb’. “Mas agora que o falsete não é mais um chamariz para grandes vendas, é importante que a voz de Robin seja ouvida. E igualmente importante que a voz de Maurice seja ouvida. E está se tornando menos importante que eu seja ouvido – e é assim que trabalhamos. Não há nenhum ego entre nós três. Afinal, quem está cantando mais ou quem tem mais hits é irrelevante.”
Músicos de estúdio contratados também tomaram o lugar da banda que gravou e excursionou com os Bee Gees no final dos anos 70. Entre os recém-chegados estavam uma leva impressionante de veteranos de estúdio com grande prestígio, como Don Felder do Eagles nas guitarras, Jeff Porcaro (Toto, Steely Dan) na bateria, Richard Tee (Paul Simon, George Harrison) nos teclados, George Terry (Eric Clapton, ABBA) nas guitarras e Steve Gadd ( James Taylor, Chick Corea) na bateria, dentre outros.
A maioria do álbum Living Eyes, com a notável exceção de “Soldiers”, acabou evitando o falsete de Barry. Era um risco comercial que poderia ter atraído um pouco mais os consumidores anti-disco, mas provavelmente não seria tão bom para os fãs de Saturday Night Fever (Os Embalos de Sábado à Noite). De fato, o álbum saiu mal nas paradas após seu lançamento em outubro de 1981, chegando na 73ª posição no Reino Unido e fora do Top 40 também na América. Os singles, em sua maioria não chegaram ao Top 30.
Havia forças maiores em ação mais uma vez, argumentou Barry. “Cheguei à conclusão de que se você tiver muito sucesso neste negócio, o negócio se voltará contra você ‘”, disse ele ao New York Times em 1987. “Mas também tivemos azar. Além da reação da discoteca, O Living Eyes foi lançado enquanto nosso selo anterior, RSO, estava em processo de falência. Na semana em que foi lançado, o presidente da empresa foi demitido.”
Além disso, a RSO Records perdeu a força em promover e vender discos como antigamente. A equipe promocional foi reduzida no meio do ano porque simplesmente não tinha nenhum produto para vender. Havia também um processo Bee Gees em andamento contra Robert Stigwood e RSO Records, o que não ajudou em nada.
Os próprios Bee Gees posteriormente informaram que Living Eyes foi gravado sob pressão da gravadora e empresários, em um determinado momento em que eles precisavam repensar sua direção e carreira. Apesar disso, Barry comentou: “É nosso melhor álbum em termos de profundidade, desempenho e qualidade da produção. Trabalhamos neste álbum 11 meses, e tendemos a trabalhar mais nossos álbuns porque queremos ter certeza de que está ótimo”. Mas em 1984, Barry admitiu: “Obviamente, tivemos um susto com o Living Eyes. Não era o tipo de álbum que deveríamos ter lançado naquele momento. Soava um pouco pessimista, ao invés de ter energia. Mas estávamos tentando fazer uma mudança, nos afastar dos vocais em falsete e fazer algo que poderia ser um pouco diferente. Sabíamos dos riscos quando fizemos isso. Living Eyes era exatamente o que era necessário para nós. Precisávamos deixar de ser o que éramos antes. Isso estava nos levando a uma reviravolta. Precisávamos, naquele ponto, dar um passo atrás e olhar para nossas vidas como indivíduos “.
No final, Living Eyes acabou fazendo história de qualquer maneira: o álbum foi selecionado para ser o primeiro protótipo de CD a ser fabricado em 1981, para fins de demonstração no programa de televisão da BBC Tomorrow’s World, um programa destinado a apresentar às pessoas as novidades tecnologicas. O formato não seria produzido e distribuído ao público por pelo menos mais um ano. E de qualquer forma os Bee Gees mais uma vez encontraram uma maneira de abrir novos caminhos.
Recentemente Barry Gibb disse em uma entrevista que “Living Eyes” é um dos seus álbuns favoritos da banda.
Autor: Rafael Bonatto Biscaro
Fonte: Bee Gees – The Facebook Group Brazil – Post Público
A carreira dos Bee Gees será explorada no cinema. A Paramount contratou Kenneth Branagh, de Thor (2011) e Assassinato no Expresso do Oriente (2017), para dirigir a biografia dos irmãos Barry, Maurice e Robin Gibb [via Variety].
O projeto, que mostrará a origem do trio, os primeiros sucessos e trabalhos notáveis, como a trilha sonora do filme Os Embalos de Sábado à Noite (1977). A produção será da Amblin, produtora de Steven Spielberg, com produção-executiva por Graham King, de Bohemian Rhapsody. Ainda não há previsão de estreia ou detalhes adicionais.
Recentemente, os Bee Gees foram assunto de um documentário da HBO. How Can You Mend a Broken Heart, dirigido por Frank Marshall, contou o surgimento do trio, teve participação de diversos músicos e até presença de Barry Gibb.
Estamos firmando parceria com o Jornal Two Flags Post, que está no dia de hoje inaugurando sua coluna sobre música e álbuns, confira o site clicando na imagem abaixo:
In The Heat of The Night B., M., and R. Gibb – 1981
Young but not afraid
I was hanging on the life you gave me
I fell, lost in your heart
I’m in there still
And I believe in time
That you and I would rule the world
I pray for you while you were praying for another
In the heat of the night
You’d be there lying in the heart of a love so right
Love could be a million dreams or lies
If we don’t love anymore
I live and wonder what I never knew
I get too lonely to be loving you
A heart without a home
A fire in the night still burning
So when a child in the night
Too scared to see
And I believe in you
This kind of love will never die
I die for you while you were dying for another
In the heat of the night
You’d be there lying in the heart of a love so right
Love could be a million dream or lies
If we don’t love anymore
I live and wonder what I never knew
I get too lonely to be loving you
Why but somehow you were
Make my lonely nights like heaven on Earth
This love would find a way
When love’s gone, take a light away
In the heat of the night
You’d be there lying in the heart of a love so right
Love could be a million dream or lies
If we don’t love anymore
I live and wonder what I never knew
I get too lonely to be loving you
In the heat of the night
You’d be there lying in the heart of a love so right
Love could be a million dream or lies
If we don’t love anymore
I live and wonder what I never knew
I get too lonely to be loving you